O Aeródromo Municipal de Castelo Branco Comendador Joaquim Morão voltou a ser um verdadeiro polo de inclusão e aprendizagem ao receber, nesta quarta-feira, dia 27 de maio, a visita de alunos que frequentam as Unidades Especializadas de Autismo do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
Integrada no Plano Anual de Atividades da comunidade educativa albicastrense, esta iniciativa contou com o apoio decisivo da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Direção do Aeródromo Municipal. Ao assegurar o transporte das crianças, a Autarquia reforçou o seu compromisso contínuo e prioritário com a igualdade de oportunidades, a coesão social e a qualidade de vida de todas as famílias do concelho.
Sob a orientação de David Geraldes, Marshaller (Sinalizador de Placa) do Aeródromo Municipal Comendador Joaquim Morão, o grupo de 19 crianças teve o privilégio de explorar a placa de estacionamento, observar várias aeronaves de perto e compreender o funcionamento dos meios aéreos de combate a incêndios.
Esta experiência prática em contexto real foi fundamental para estimular a curiosidade, a autonomia, as competências de comunicação e interação social dos jovens alunos.
O fascínio natural pelos meios aéreos serviu como um excelente canalizador de foco, promovendo momentos de grande tranquilidade, conversa e partilha emocional.
“Ver a alegria destas crianças ao assumirem o papel de ‘pequenos pilotos’ reforça o propósito e a importância do Aeródromo como um espaço de todos e para todos, onde as diferenças desaparecem perante a magia da aviação. Experiências como esta dão um sentido ainda maior à minha missão diária no Aeródromo”, afirma a Diretora da estrutura, Cecília Ribeiro, que acrescenta ter sido “um dia muito especial que tocou toda a equipa do Aeródromo e operadores aqui sediados”.