SEMANA EUROPEIA DA COMPOSTAGEM

10 mai, 2024

SEMANA EUROPEIA DA COMPOSTAGEM – Arranca projeto-piloto de compostagem comunitária na Avenida de Espanha

Depois de instalados os diversos compostores comunitários pelas freguesias do concelho, os Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMCB) assinalaram a Semana Europeia da Compostagem, que decorre de 5 a 11 de maio, com a divulgação do projeto piloto de compostagem comunitária na cidade albicastrense.

O projeto faz parte da estratégia do Município para a operacionalização da recolha seletiva de biorresíduos e para aumentar a sua valorização, por exemplo, como composto de aplicação na agricultura, possibilitando a economia circular e devolvendo à terra o que é da terra, assim como a redução da sua deposição em aterro.

Para quem pretenda aderir e participar neste projeto piloto, os SMCB disponibilizam um sistema de bonificação na fatura mensal, com 1 euro de desconto por cada 30 dias. A área abrangida localiza-se junto à Avenida de Espanha, onde já há uma ilha de compostagem comunitária.

Na adesão e após registo, os SMCB entregam um balde de 7 litros para separação destes biorresíduos alimentares e a respetiva chave para acesso ao compostor comunitário. Para uma eficiente prática da reciclagem de resíduos orgânicos através deste sistema, os SMCB promovem ações de formação e esclarecimento aos aderentes ao projeto.

Ao incentivar o tratamento local dos resíduos orgânicos, a compostagem comunitária constitui uma solução sustentável e amiga do ambiente, permitindo evitar custos de recolha e transporte.

A recolha seletiva de biorresíduos é obrigatória a partir de janeiro de 2024 e o Município de Castelo Branco está a trabalhar de forma muito empenhada e ativa para dar cumprimento a esta obrigatoriedade, através do projeto de RecolhaBio, financiado pelo Fundo Ambiental, e de outros projetos-piloto que está a preparar e que permitirão alargar a rede de recolha a mais clientes do sistema.

Qualquer munícipe cliente dos SMCB pode aderir ao projeto e participar de forma ativa nesta solução sustentável e amiga do ambiente, bastando para tal contactar os Serviços Municipalizados ou a respetiva Junta de Freguesia.

Se residir na área abrangida – adira ao projeto!