Projeto Mobicab Flexível – Mobilidade de Castelo Branco/Transporte Flexível vencedor de prémio

10 mai, 2023

O projeto Mobicab Flexível – Mobilidade de Castelo Branco/Transporte Flexível é o vencedor dos Prémios Cidades do Futuro APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações - na Categoria Relacionamento com o Cidadão e Participação 2023, como realça a Câmara de Castelo Branco em comunicado. “Distinguido como um projeto pioneiro, com ideias e estratégias que tornam o concelho mais habitável, sustentável e economicamente viável”, como refere o mesmo texto, “o objetivo maior do sistema Mobicab é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e simplificar e democratizar o acesso aos mais diversos tipos de serviços no concelho de Castelo Branco”.

Lembre-se que o sistema Mobicab é o sistema de mobilidade que tende a promover a mobilidade urbana multimodal e sustentável, com uma frota mais segura, mais eficiente, mais cómoda e próxima da comunidade. Surge da síntese de dois elementos conceptuais base. O primeiro simboliza a identidade e a coesão entre as freguesias e o segundo as linhas efetuadas pelos serviços de transporte, onde se inclui o Serviço de Transporte Flexível.

A cerimónia decorreu em Lisboa, no auditório da Faculdade de Medicina Dentária, tendo contado com a presença do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Nas palavras do vice-presidente da autarquia, Helder Henriques, com o pelouro da mobilidade, aqui citado através do referido comunicado do município, “o projeto Mobicab Flexível, agora premiado, teve a sua primeira fase em julho de 2022. Foi reformulado e alargado a mais localidades, e em outubro do mesmo ano iniciou a 2ª fase”.

“O transporte flexível é uma mais valia para o território e para as comunidades que o habitam. Assume a cobertura de todos os lugares, mesmo os que têm menos de 40 habitantes, garantindo a adução à rede regular [carreiras] com oferta às segundas, quartas e sextas pela manhã e retorno após o almoço”, explica o autarca. “Este é um projeto que além de melhorar o sistema de transporte público, assume uma importante dimensão social e de inclusão junto dos munícipes albicastrenses”, refere também Hélder Henriques.

Para o vice-presidente albicastrense, importa ainda “valorizar a equipa que se dedicou a este projeto, acreditando na sua potencialidade. Deve ser também valorizada a dedicação que os operadores locais [Táxis] que aceitaram este desafio têm colocado ao serviço da comunidade”.

Do mesmo modo, o presidente da autarquia, Leopoldo Rodrigues, afirmou sobre esta distinção que “este é o reconhecimento de uma estratégia que temos desenvolvido no território dirigida às pessoas e, por isso, estamos todos de parabéns”.