Serviços Municipalizados de Castelo Branco distinguidos com Selo de Qualidade

15 dez, 2022

Os Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMCB) foram recentemente distinguidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) com dois prémios, nomeadamente o “Selo de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor) 2022” e o “Prémio de Excelência Evolução do Serviço 2022”, este último atribuído pela primeira vez por esta entidade.

A ERSAR atribui os “Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos” às entidades gestoras reguladas que mais se distinguem pela forma como prestam o serviço. São atribuídos Selos de Qualidade às entidades gestoras que cumprem os critérios mínimos identificados no regulamento anual da iniciativa e Prémios de Excelência às entidades gestoras com melhor desempenho.

A atribuição dos Prémios é uma iniciativa da ERSAR em parceria com o Jornal Água & Ambiente e conta com a colaboração de várias entidades de referência do setor, designadamente, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA), a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) e o Jornal Água e Ambiente.

A cerimónia de entrega dos Prémios decorreu em Lisboa, no passado dia 18 de novembro, integrada no 16º Fórum Nacional de Resíduos.

O reconhecimento da ERSAR é motivo de enorme orgulho e satisfação para toda a organização e reflete a qualidade do trabalho desenvolvido na prestação de serviços públicos essenciais de excelência e o esforço contínuo por melhorar a cada dia e evoluir na prossecução do serviço prestado.

Diariamente, a equipa dos SMCB desenvolve a sua atividade em prol dos munícipes de Castelo Branco, realizando a recolha e a gestão dos resíduos urbanos e a limpeza e higiene urbana, contribuindo desta forma para a preservação da saúde pública e do meio ambiente.

Esta distinção é resultado do trabalho e esforços conjuntos de todos os trabalhadores dos SMCB e de uma política de gestão convergente entre os diversos setores dos serviços e os órgãos de gestão, mas também da atitude e responsabilidade da população em geral, através da adoção de comportamentos direcionados para as práticas de reciclagem de resíduos de recolha seletiva e para a redução da produção de resíduos urbanos.

Os Serviços Municipalizados de Castelo Branco pretendem continuar a ser uma entidade gestora de referência na prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos.