Biblioteca Municipal disponibiliza acervo em suporte digital

10 nov, 2022

A Biblioteca Municipal de Castelo Branco passa a disponibilizar, a partir de hoje, dia 3 de novembro, uma parte já significativa do seu acervo em suporte digital.
Este novo serviço passa a estar disponível na sequência da criação do site oficial (https://biblioteca.cm-castelobranco.pt) deste equipamento cultural, ferramenta que disponibilizará, igualmente, uma loja on line com 360 títulos para venda, a maioria dos quais edições asseguradas ou apoiadas pela Autarquia.
Nesta fase de arranque, dado que o acervo se manterá em permanente atualização, a Biblioteca Digital disponibiliza documentos de cinco categorias distintas:
Jornais da Beira Baixa – 29 títulos, a que correspondem 6.434 imagens e 1.599 PDF;
Monografias – 76 títulos, 4.256 imagens e 76 PDF;
Manuscritos – Quatro títulos, 26 imagens e quatro PDF;
Revistas – Dois títulos, 230 imagens e 27 PDF;
Iconografia – 2.754 imagens.
Esta última categoria – Iconografia – respeita a imagens dos acervos fotográficos, legados à Biblioteca Municipal de Castelo Branco, de Manuel Paiva Pessoa, Jaime Lopes Dias, António Salavisa, Eurico Salles Viana e José Pedro Barata, para além de imagens da coleção Futurismo e de coleções de Postais Ilustrados.
Para além disso, o site aloja ainda o Catálogo Bibliográfico que, no momento do arranque, disponibilizará um total de 135.649 documentos digitalizados e pesquisáveis.
Muito embora este novo serviço se revista da maior importância para todos os utilizadores, a Biblioteca Municipal de Castelo Branco pretende continuar a afirmar-se como um local privilegiado de encontro entre gerações e, sobretudo, um lugar onde as atividade presenciais de promoção do livro e da leitura possam conquistar novos públicos que continuem a não dispensar o gosto e a magia que é, por si só, tocar, cheirar e folhear um livro, um ritual que antecede o momento da leitura que nos abre as portas a todas as aventura do Mundo.
Livros, conhecimento, aventura… ao alcance de qualquer mão, nas prateleiras da Biblioteca Municipal de Castelo Branco.