Castelo Branco candidata a Cidade do Artesanato e das Artes Populares

25 out, 2022
A Câmara Municipal de Castelo Branco está a promover, através do Bordado de Castelo Branco, a adesão à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria Artesanato e Artes Populares. Um projeto iniciado no princípio de 2022 e que deverá culminar no final de junho de 2023 com a submissão do dossier de candidatura à UNESCO.
A integração de Castelo Branco na Rede de Cidades Criativas da UNESCO promoverá a cooperação com outras cidades que, tal como Castelo Branco, reconhecem a criatividade como fator estratégico de desenvolvimento sustentável. Uma excelente plataforma para o desenvolvimento de parcerias promotoras da inovação, das indústrias culturais e criativas e de atividades económicas ligadas à manufatura do Bordado de Castelo Branco. Ao mesmo tempo, promoverá a afirmação de Castelo Branco no panorama nacional e internacional, passo fundamental para que possa ganhar ainda mais notoriedade, atraindo pessoas e investimento para esta região.
Esta iniciativa não se esgota na candidatura à UNESCO. Pretende-se potenciar várias dinâmicas, no sentido de impulsionar o desenvolvimento e crescimento de Castelo Branco como território criativo, cosmopolita e sustentável. E com isso, um território mais atrativo turisticamente e competitivo.