Rota da Gardunha

29 set, 2022

Nos próximos dias 7, 8 e 9 de outubro, a Câmara Municipal de Castelo Branco, juntamente com a Associação do Bairro do Cansado, Junta de Freguesia do Louriçal do Campo e UTG, organiza o evento “Rota da Gardunha”, que se irá realizar no Louriçal do Campo.

O evento vai ter em destaque o UTG, no dia 8 de outubro,  e a feira gastronómica que se irá realizar durante os três dias.

No dia 8 de outubro, na parte da manhã, estão programadas as três etapas da prova nacional de UTG: 50km, 25km e 12km, sendo que na parte da tarde irá haver a entrega dos respetivos prémios, aos atletas. Os visitantes poderão participar juntamente com os atletas na caminhada de 12km, que faz parte do Ultra Trilhos da Gardunha. O Diretor da prova, Miguel Nunes, explica que este circuito “tem início no Louriçal do Campo, passará pela aldeia do Casal da Serra e retornará ao Louriçal do Campo, passando por várias zonas bastante emblemáticas da Serra da Gardunha”.

Com este evento, as entidades organizadoras, pretendem promover a Serra da Gardunha, local perfeito para passeios turísticos e para a prática de exercício físico ao ar livre.

O Presidente de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, considera que “esta é uma grande prova, com cerca de 800 atletas e mais de 1200 pessoas a participar, sejam voluntários ou pessoas que acompanham os atletas. É uma boa forma de nós divulgarmos aquilo que temos de genuíno e de importante. Neste caso a Serra da Gardunha com a sua paisagem, mas também os diferentes elementos da natureza que aqui se encontram. Também a gastronomia estará presente na feira de atividades económicas que decorrerá paralelamente ao UTG. (…) É possível conviver, praticar desporto e ao mesmo tempo fazer algumas compras durante o momento em que as pessoas participam nesta atividade.”

As inscrições para a competição nacional do UTG já se encontram encerradas, no entanto, quem desejar participar na caminhada dos 12km, poderá fazê-lo até dia 8 de outubro, inscrevendo-se presencialmente junto do secretariado da Junta de Freguesia do Louriçal do Campo, ou online através do e-mail da Associação do Cansado: associacaodobairrodocansado@gmail.com.