Os Alunos da Fábrica do Jovem Empreendedor, Afonso Lourinho e Francisco Soares ( “The Bosses”) foram os vencedores do concurso Hackathon promovido pela Happy Code.
O tema escolhido para este concurso foi “Educação Financeira”, cujo objetivo era propor uma solução para um problema relacionado com este tema. O processo consistiu na definição do problema, na ideação, na criação de um protótipo e apresentação do mesmo.
O projeto da equipa “ The Bosses” apresentou um jogo online onde a literacia financeira se aprende autonomamente em cinco etapas bem estruturadas: Investimento; Fluxo Financeiro; Créditos; Impostos e Reinvestimento. Uma vez que o problema detetado pelos jovens foi a falta de educação financeira nas escolas, o jogo foi pensado para ser desenvolvido nas aulas de cidadania. O objetivo desde jogo é aprender conceitos financeiros de forma educativa e divertida. Os jogadores ficam responsáveis por tomar decisões acertadas com o objetivo final de manterem uma empresa a funcionar, tendo sempre o apoio de vídeos e dicas de profissionais fictícios, que representam os recursos humanos de uma empresa.
Desta forma, estão a desenvolver competências empreendedoras e pessoais; a aprender conceitos de gestão e de economia; a resolver problemas; a ter pensamento crítico; a treinar o poder de decisão; entre outros. O projeto foi desenvolvido entre os dias 27 de maio e 11 de junho de 2021 e foi acompanhado pela Fábrica do Jovem Empreendedor.
Os jovens de Castelo Branco concorreram com imensos outros projetos, tendo de passar por duas fases. Na fase nacional onde concorreram 120 participantes e onde se sagraram vencedores. Esta equipa de dois elementos ficou, então, responsável por representar a categoria Teens em Portugal.
A etapa internacional que envolveu três países: Portugal, Brasil com 1200 participantes e Espanha com 88 participantes, aconteceu no dia 20 de julho. Foi em direto do Brasil que esta equipa foi anunciada como vencedora.
O próximo passo desta equipa vai ser a construção real da aplicação, onde estes alunos terão o acompanhamento próximo da Happy Code e da Fábrica do Jovem Empreendedor.