A Câmara Municipal de Castelo Branco está a desenvolver um projeto-piloto que disponibiliza apoio às empresas em matéria de estratégia de inovação.
Inserido no Gabinete de Apoio à Atração de Pessoas e Investimentos (GAPI), o ‘Serviço Municipal de Inovação’ pretende dotar os gestores das empresas do concelho com as competências necessárias para fazerem crescer os seus negócios.
Para além disso, irá apoiar na introdução de novas tecnologias, melhoramento de processos, na comunicação, no modelo de negócio ou reforço da marca. Segundo José Augusto Alves, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, “a autarquia tem consciência que a inovação é um grande motor para o aumento da competitividade nas empresas e por isso decidimos avançar, numa lógica de projeto-piloto, na criação de um serviço transversal a todos os setores do tecido empresarial da região.
O Serviço Municipal de Inovação é uma aposta estratégica e diferenciadora do município, que vem reforçar a dinâmica de apoio que tempos levado a cabo no setor agroalimentar e traduz o nosso desejo de termos empresas cada vez mais capacitadas para inovar”. Nesta fase estão envolvidas quatro empresas ligadas ao setor automóvel, novas tecnologias, e agroalimentar.
Os participantes vão ter acesso a formação em métodos de inovação corporativa, assessoria especializada à equipa de gestão das organizações envolvidas, e desenvolvimento de competências em matéria de inovação.
Estão previstas cerca de 65 horas de trabalho, divididas entre encontros presenciais e online. O projeto-piloto decorre durante todo o mês julho. No final será feita uma análise do impacto desta medida junto das empresas, de forma a se avaliar o alargamento deste serviço a todas as empresas interessadas.