A Câmara Municipal de Castelo Branco, assinalou com arte a distinção de Região Europeia do Empreendedorismo. Neste contexto, a artista Vanessa Teodoro desenvolveu quatro obras nas várias infraestruturas ligadas ao empreendedorismo.
Estas podem ser vistas nas paredes exteriores do CEi - Centro de Empresas Inovadoras, Incubadora Industrial, e da Fábrica da Criatividade. No Cybercentro, onde está localizada a Fábrica do Jovem Empreendedor, a obra da artista pode ser admirada no interior do edifício.
Segundo José Augusto Alves, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, “esta foi uma forma de assinalar a distinção de Região Europeia Empreendedora. A artista criou obras belíssimas que podem ser apreciadas por todos”.
A artista plástica luso-sul africana Vanessa Teodoro foi a escolhida para dar vida a estas obras, que se distinguem pelo design único e contrastes entre preto e branco e cores primárias. “Foi muito gratificante trabalhar com a Câmara de Castelo Branco neste projeto. Quando recebi o convite, foi fácil perceber como é que o meu registo gráfico e a identidade visual da Câmara poderiam conviver de uma forma harmoniosa com um toque moderno e inovador. Fiquei fã de Castelo Branco, é uma cidade com um brilho especial, pessoas simpáticas e com muito para conhecer”, refere.
O Município de Castelo Branco foi distinguido Região Europeia Empreendedora 2021-22, pelo Comité das Regiões Europeu. O prémio foi entregue a regiões que demonstraram uma visão empresarial de excelência, um plano de crescimento inteligente, assente em estratégias mais inovadoras, mais promissoras, mais credíveis e mais orientadas para o futuro.
Com o tema “Empreendedorismo para uma Recuperação Sustentável", Castelo Branco foi a única região portuguesa a ser distinguida com este prémio, tornando-se, depois de Lisboa, em 2015, a segunda cidade portuguesa a receber o prémio de Região Europeia Empreendedorismo.