A Câmara Municipal de Castelo Branco e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) assinaram, no passado dia 12 de abril, o protocolo para a requalificação da zona exterior do Campus da Talagueira.
As obras estão previstas começar este ano e espera-se uma intervenção profunda, que envolve trabalhos de infraestruturação e de requalificação do espaço. No total, são mais de cinco hectares, situados entre as escolas superiores de Saúde (ESALD) e de Artes Aplicadas (ESART), que vão ser intervencionados.
Para José Augusto Alves, Presidente da Autarquia, “A assinatura deste protocolo formaliza o início de um grande projeto que vem valorizar o Instituto Politécnico de Castelo Branco, oferecendo melhores condições aos seus alunos, potenciando a vinda de novos estudantes. É uma obra que se enquadra na nossa estratégia de desenvolvimento para o concelho de Castelo Branco, colocando à disposição de toda a comunidade mais um espaço de excelência, promovendo o aumento da qualidade de vida num espaço aprazível.”
O investimento da Câmara Municipal de Castelo Branco é de cerca de 609 mil euros, já o projeto é da responsabilidade do IPCB, que desafiou os alunos da ESART a desenvolverem um conjunto de propostas. A proposta final resulta do melhor de cada proposta apresentada.
Para António Fernandes, Presidente do Instituto Politécnico, “a obra de requalificação do Campus da Talagueira vai dar dignidade a um espaço inacabado que se concretizará como num dos melhores campus académicos do país. Terá a particularidade de ser um espaço livre, sem qualquer barreira de acesso sendo um prolongamento da cidade que poderá ser utilizado por qualquer pessoa, num contexto de lazer e desporto, e em envolvimento com a academia.”
O novo Campus da Talagueira será um local de lazer aberto a toda a comunidade, dotado de um anfiteatro ao ar livre, vários espaços verdes, calçadão entre as duas escolas, uma ciclovia e um novo estacionamento.