Castelo Branco destaca-se no combate ao desperdício de água

24 mar, 2021

O concelho de Castelo Branco está entre os melhores nas medidas de combate às perdas de água. Em sete anos, a autarquia reduziu as perdas de água na rede pública em 57%, facto que coloca o concelho com uma das taxas de desperdício mais baixas do país.

Os números revelam que no ano passado as perdas foram de 13%, quando a média nacional é de cerca de 30%. Também o valor atingido pelos Serviços Municipalizados em 2020 representa uma redução de 23% face a 2019.

De forma a celebrar o Dia Mundial da Água, que se assinala na próxima segunda-feira, dia 22 de março, a Câmara Municipal de Castelo Branco revela que entre 2013 e 2020 foram investidos mais de 17 milhões de euros na renovação de redes e em novas tecnologias.

Para José Augusto Alves, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, “estes números representam grandes ganhos económicos para a entidade, consumidores e para o ambiente”.

Nos últimos anos, foram implementados pelos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, contadores inteligentes, que garantem a leitura automática e digital, e sistemas de telemetria nas estações elevatórias.

Este aumento de eficiência deve-se ainda à renovação de redes de água, implementação de Zonas de Medição e Controlo na rede, que dão em tempo real o volume do caudal desperdiçado e permite detetar, eventuais fugas de água ou consumos ilícitos.