Castelo Branco produz 38 toneladas de mel em 2020

09 out, 2020

Este ano, Castelo Branco produziu 38 toneladas de mel, 6 de cera processada e duas de pólen. Os dados são da Central Meleira de Castelo Branco, infraestrutura criada pela Câmara Municipal de Castelo Branco, que fecha, assim, a Campanha de 2020.

Dos 73 lotes de mel recolhidos, cerca de 50% pertencentes aos produtores do concelho de Castelo Branco. Segundo José Augusto Alves, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, “num ano difícil para os apicultores, a Central Meleira de Castelo Branco, contínuo a prestar apoio ao desenvolvimento da atividade apícola, de forma a possibilitar a participação no mercado Nacional e Internacional dos apicultores da Região ”.

Odete Gonçalves, Presidente da Associação de Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional, considera que “o ano 2020 ficou marcado pelas adversidades, que se refletiram numa redução da produção anual de mel. Neste sentido, o apoio da Câmara Municipal na aquisição de novos equipamentos e na melhoria dos espaços existentes, tornado-se fundamental para assegurar a continuidade dos serviços prestados ”.

As condições meteorológicas adversas e a atual situação pandémica foram uma preocupação dos apicultores e do município ao longo da Campanha 2020.