No seguimento do apoio de 200 mil euros da autarquia albicastrense à Unidade Local de Saúde, o Hospital Amato Lusitano adquiriu equipamentos que possibilitam a realização de testes ao SARS-CoV-2/Covid-19 em 45 minutos. Com a aquisição destes equipamentos o hospital ganha competências no que respeita à realização de testes ao vírus, situação que antes não se verificava.
Considerando que o valor monetário dirigido à ULS “foi para apoiar a instituição na prevenção e combate à pandemia” o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, mostra-se satisfeito uma vez que “a aquisição de material não só fortaleceu o nosso hospital em matéria de diagnóstico ao vírus, mas também lhe possibilitou a aquisição de novas competências”.
O Hospital Amato Lusitano encontra-se agora munido por um extrator automatizado de ácidos nucleicos, por um módulo para ensaios PCR multiplex e ainda por uma plataforma de diagnóstico molecular rápido.
Assegurando que estão já a ser realizados testes de pesquisa de vírus “de grande importância no diagnóstico diferencial da Covid-19”, Eugénia André, Diretora Clínica do Hospital Amato Lusitano considera que os novos equipamentos “representam um passo inequívoco no desenvolvimento da área de diagnóstico em biologia molecular, permitindo a realização de testes para a pesquisa de SARS-CoV-2. Nesta plataforma será também possível efetuar testes na área da microbiologia” e “na área da virologia estão também disponíveis testes”.
Desde a primeira hora que a autarquia albicastrense tem estado em alerta constante às necessidades sentidas pela ULS, apoiando-a na prevenção da propagação e combate ao SARS-CoV-2/Covid-19, não só ao nível financeiro, mas também ao nível humano e logístico.