A renovação da Situação de Alerta estará em vigor desde o dia 10 de abril até que a Direção-Geral da Saúde, determine o fim da Fase de Recuperação, conforme definida no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus, publicado no sítio da internet da Direção Geral de Saúde. Esta decisão surge após a análise da situação epidemiológica a nível municipal, na qual se tem verificado um aumento do número de casos novos de infeção, com o alargamento progressivo da sua expressão geográfica.
Em despacho, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Correia, determina a "ativação da Comissão Municipal de Proteção Civil de forma permanente enquanto estrutura de coordenação institucional territorialmente competente", devendo o Serviço Municipal de Proteção Civil diligenciar a sua operacionalização.
Determina-se ainda a "afetação de todos os recursos materiais e humanos adequados e considerados imprescindíveis à coordenação técnica e operacional dos serviços e agentes da proteção civil e organismos de apoio, identificados no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Castelo Branco, bem como os que se venham a manifestar como imprescindíveis à resposta e minimização do impacte da pandemia em território municipal".
A coordenação técnica e os procedimentos relativos à eventual necessidade de intervenção das forças e serviços de segurança devem ser assegurados no âmbito da Comissão Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco.
A autarquia continua a adotar as medidas/ações destinadas a prevenir a propagação do coronavírus Covid-19.