Foi durante 36 horas consecutivas que 55 jovens, das escolas secundárias do concelho, colocaram à prova as suas capacidades empreendedoras, o seu espírito de equipa e a sua audácia.
Sob o mote Turismo, o BootCamp 36H Non-Stop realizou, nos dias 11 e 12 de janeiro, a sua 3ª edição, que, entre desafios, dilemas e tomadas de decisão constantes, apurou três equipas vencedoras.
As aplicações para smartphones, a sustentabilidade, a economia circular ou o turismo rural foram temas que estiveram na ordem do dia e a base de vários projetos desenvolvidos. Os vencedores desta edição foram os projetos Bagical, da equipa Veteranos, e Embaixadores, da equipa 11º A, equipas constituídas por alunos da Escola Secundária Amato Lusitano e por alunos da Escola José Sanches e São Vicente da Beira, respetivamente. No terceiro lugar ficou a equipa Elite, da Escola Secundária Nuno Álvares, com o projeto Van Van.
A iniciativa de empreendedorismo jovem e infantil, organizada no âmbito do projeto CoolWorking, da Fábrica do Jovem Empreendedor é desenvolvido pela Câmara Municipal de Castelo Branco, pelo CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar e pelo CEi – Centro de Empresas Inovadoras.
Segundo Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal, “este foi mais um passo no vosso caminho de aprendizagem, desejo que levem as melhores memórias deste momento e pensem sempre como empreendedores”. Para o líder da autarquia albicastrense o empreendedorismo é uma forma de estar “não só nos negócios, nas ideias e no empreendedorismo em termos empresariais, mas também nas vossas vidas”.
O BootCamp 36H Non-Stop atingiu o limite máximo de inscrições poucos minutos após a sua abertura, facto que revela o espírito empreendedor e participativo dos jovens albicastrenses e o crescente sucesso da iniciativa que conta já com mais de 150 participantes e cerca de 30 projetos criados.
O projeto CoolWorking nasceu no ano letivo 2016/2017 e já envolveu mais de 1000 alunos das escolas do concelho nas várias iniciativas onde se inclui o BootCamp. Tem como objetivo estimular a criatividade, a autonomia e o espírito empreendedor desde a mais tenra idade, através de um intenso trabalho em equipa, contribuindo para a preparação profissional futura das crianças e jovens.