O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco organiza uma visita guiada à exposição “Sonho Europeu: Obras da Coleção Norlinda e José Lima”, a realizar no sábado, 4 de Janeiro de 2020, pelas 16h00. Miguel Amado, comissário da exposição e colaborador habitual da Coleção Norlinda e José Lima, conduz esta visita guiada.
A exposição reúne uma seleção de obras da Coleção Norlinda e José Lima, em depósito no Centro de Arte Oliva, em S. João da Madeira. Este acervo pertence ao empresário José Lima e exemplifica as tendências da arte portuguesa e internacional entre o pós-II Guerra Mundial e os nossos dias. Atualmente, compreende cerca de 1250 obras realizadas por mais de 250 artistas numa variedade de estilos e técnicas.
A exposição inclui cerca de 50 obras de 50 artistas portugueses e internacionais. De entre os artistas participantes, destacam-se Anna Moreno; Bindu Mehra; Dan Graham; Elmgreen & Dragset; Leon Golub; Lizette Chirrime; Joaquim Rodrigo; João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira; Karel Appel; Malangatana; Marianne Keating; e Rigo 23.
De acordo com Miguel Amado, “a exposição revela a Coleção Norlinda e José Lima nas suas múltiplas dimensões, cruzando assuntos, disciplinas, técnicas, formas, cronologias e geografias.” Por outro lado, “a exposição reporta-se ao quotidiano, onde qualquer questão é objeto de estudo por parte dos artistas, bem como a problemas relativo ao próprio fazer artístico.”
A exposição divide-se em duas partes: a primeira inaugurou a 14 de Dezembro passado e decorre até 5 de Abril de 2020; a segunda inaugura a 25 de Abril de 2020 e decorre até 5 de Setembro de 2020.
Para mais informações, contactar o Centro de Cultura Contemporânea através de geral.ccccb@cm-castelobranco.pt ou 272330330.
NOTA
Legenda da imagem: Karel Appel, Woman with Trumpet, 1982 © Coleção Norlinda e José Lima, em depósito no Centro de Arte Oliva