BORDADEIRAS DOS ESCALOS DE CIMA HOMENAGEADAS COM MURAL DE JOÃO ROBALO

03 dez, 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, inaugurou, no passado dia 1 de dezembro, o mural “Colcha de Castelo Branco Árvore da Vida”, assinado pelo ceramista e artista plástico João Robalo.

O mural, localizado na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Escalos de Cima, representa uma homenagem às bordadeiras dos Escalos de Cima e a esta arte centenária, na escola que João Robalo frequentou em criança.

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco recordou a importância das bordadeiras dos Escalos de Cima para a valorização do bordado de Castelo Branco, afirmando que o apoio à cultura e às artes é um dos focos da estratégia do município.

Esta foi mais uma iniciativa que contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, bem como da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, que reflete a aposta definida pelo município nas artes e na cultura de forma descentralizada, contribuindo para a coesão territorial do concelho.

Já o Presidente da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, agradeceu todo o empenho do artista, numa obra que vem valorizar e engrandecer os Escalos de Cima.

A obra, cheia de cor e de vida, preenche a fachada lateral da escola, com nove metros de altura e quase oito metros de largura.

Durante a sessão de inauguração do mural foi realizada uma homenagem às bordadeiras, com a entrega de lembranças do artista João Robalo, e houve ainda espaço para a atuação do Rancho Folclórico dos Escalos de Cima.