MUNICÍPIO DE CASTELO BRANCO NA LIDERANÇA NO COMBATE ÀS PERDAS DE ÁGUA

22 nov, 2019

O município de Castelo Branco obteve o segundo melhor resultado no ranking nacional elaborado pela Entidade Reguladora do Setor da Água e Resíduos (ERSAR), com dados relativos a 2018.

Este ranking, de caráter anual, pretende aferir a qualidade do serviço da água em todo o país, concluindo que Castelo Branco apresenta condições de excelência, apenas atrás do município de Arraiolos.

Comparativamente à média nacional, de 29,4%, a percentagem de água não faturada no concelho de Castelo Branco, que engloba as perdas de água, furtos ou consumos de água ilícitos, corresponde apenas a 10,9%, com perdas de 8L por ramal e por dia, valores que resultam dos investimentos, mas também “da organização que tem sido permanentemente melhorada, com objetivos claros e bem definidos”, refere Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.

A honrosa classificação, que avalia as perdas de água no abastecimento público, em território nacional, reflete-se em questões económico-financeiras, mas também em questões ambientais, que necessitam de uma ação permanente e onde a boa gestão dos recursos hídricos apresenta um papel preponderante no combate às alterações climáticas num âmbito regional, mas também global.

Para além da excelente classificação a nível nacional, o município de Castelo Branco assume também um papel de indubitável liderança, quando comparado com os restantes concelhos do interior do país, resultado “de um trabalho muito completo que permitiu reduzir 75% das perdas de água em 6 anos”, refere Luís Correia.

A boa classificação é também o reconhecimento do trabalho contínuo e ação constante do município, no conhecimento da infraestrutura ligada à água, bem como na renovação e manutenção da mesma.