FEIRA DO FEIJÃO FRADE CONTINUA A CRESCER

16 out, 2019

Milhares de pessoas deslocaram-se à Lardosa no passado fim de semana, durante a 14ª edição da Feira do Feijão Frade.

O certame, organizado pela Câmara Municipal de Castelo Branco e Junta de Freguesia da Lardosa, tem vindo ao longo dos anos a realçar a importância dos produtos endógenos do concelho e, neste caso em particular, o Feijão Frade.

Ao longo dos anos a adesão a este certame tem vindo a crescer, e este ano foram cerca de 120 os candidatos que mostraram interesse em estar presentes na feira, num espaço destinado a 70 expositores.

Todos os produtores de feijão frade da freguesia estiveram presentes no evento, que é uma oportunidade para escoarem a sua produção. Na zona da restauração os visitantes puderam degustar alguns pratos cujo feijão frade era um dos ingredientes. Dos salgados aos doces,  mais uma vez ficou demostrado o quão versatil é este produto de grande qualidade.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, o certame representa “um investimento que fazemos no concelho, dinamizamos aqui a nossa comunidade e tem tido cada vez mais sucesso. É uma feira que já tem uma história (…) e isso leva-nos a acreditar que esta feira continuará a contribuir para a promoção de Castelo Branco e dos nossos produtos endogênos”.

Destaque para o emblemático passeio de pasteleiras “Rota do Feijão”, que contou com a participação de quase 300 pessoas, e cobriu as estradas de bicicletas antigas, bem como o passeio pedestre a “Rota do Feijão que contou também com uma forte adesão.

O Presidente de Junta de Freguesia de Lardosa afirma que a Feira do Feijão Frade é feita para os agricultores e que “é uma maneira de promover o produto, que é já conhecido em todo o país” reforçando que “tem sido uma aposta da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal que é para continuar”.

A Feira do Feijão Frade resulta de uma estratégia interligada de eventos setoriais que promovem dinamismo e desenvolvimento económico e que abrangem todo o concelho.