DIA NACIONAL DA ÁGUA CELEBRADO NOS AGRUPAMENTOS DO CONCELHO

04 out, 2019

O Dia Nacional da Água ficou marcado, em Castelo Branco, pelo arranque do Plano Municipal de Educação para a Sustentabilidade Ambiental, assinado em março do passado ano letivo, por várias entidades locais.

A sessão, que marcou o início do Projeto Pedagógico 1 - “O Ciclo Urbano da Água”, teve lugar na Escola Secundária Nuno Álvares e contou com a presença das crianças do 1º ciclo e do ensino pré-escolar, deste agrupamento.

Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, entregou, de forma simbólica, os livros que vão servir de base ao trabalho que será realizado neste primeiro ano do projeto.

Só no ano letivo 2019/2020, o projeto conta com o envolvimento de 1969 crianças, num total de 104 turmas, 200 docentes e 21 bibliotecas escolares.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, “a autarquia tem seguido uma estratégia de adaptação às alterações climáticas e não podiamos deixar, nesta questão, de incluir uma ação com as crianças”, reforçando que a sensibilização e educação para as questões ambientais é um trabalho que deve começar desde a mais tenra idade.

O projeto visa sensibilizar a comunidade escolar para temáticas do foro ambiental, educar para questões de preservação e sustentabilidade, e contribuir para a implementação de metodologias que propiciem experiências de aprendizagem, ricas e significativas, e que conjuguem, de forma harmoniosa, o “aprender a aprender” e o “aprender a viver”.

No dia em que se assinala, a nível nacional, a importância da água para a manutenção e preservação da vida na Terra, assinalou-se também o início da primeira etapa do Plano Municipal de Educação para a Sustentabilidade Ambiental.

Durante este mês o Município de Castelo Branco fará também chegar à Biblioteca Municipal e às instituições privadas de educação, pré-escolar e 1º ciclo, mais de 215 manuais sobre a temática da água.

Ao longo dos quatro anos letivos, para além da abordagem e estudo do ciclo urbano da água, abordar-se-ão também questões como o tratamento dos resíduos, a sustentabilidade e a transformação do que há de mau na comunidade em bom.