CASTELO BRANCO RECEBE V CONGRESSO INTERNACIONAL DE PATRIMÓNIO INDUSTRIAL

26 set, 2019

Castelo Branco recebe em junho de 2020 o V Congresso Internacional do Património Industrial, que, depois de ter passado por várias cidades do Litoral português, descentraliza a sua ação e estreia-se no Interior do País.

Na apresentação do Congresso, Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, realça a conquista que a organização do Congresso representa para o Município, tal como destaca o trabalho desenvolvido no Museu dos Têxteis, referindo ainda que “este é um Congresso que, pode vir, desde logo, a valorizar (…) o património industrial em Castelo Branco”, e que se integra “nos investimentos que temos feito em termos de turismo e de promoção turística do nosso Concelho”.

Depois de ter passado por Vila do Conde, Porto, Lisboa e Aveiro, a iniciativa que pretende valorizar o património industrial português, que celebra no próximo ano meia década de existência, destacará o património industrial albicastrense onde se incluem espaços como o MUTEX – Museu dos Têxteis, localizado na União de Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo.

Para José Cordeiro, Presidente da Associação Portuguesa de Património Industrial, a descentralização para Castelo Branco “constitui uma oportunidade para conhecer e dar a conhecer esta região do País que é importante a nível de património industrial”, destacando que “Castelo Branco tem todo um conjunto de recursos que assegurarão uma participação bastante representativa”.

A realização do V Congresso do Património Industrial está prevista para os dias 17, 18 e 19 de junho de 2020, em Castelo Branco.