Luís Correia anuncia abertura da Fábrica do Jovem Empreendedor em Alcains

24 set, 2019

Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, anunciou durante a 1ª Gala do Jovem Empreendedor a abertura de uma segunda Fábrica do Jovem Empreeendedor em Alcains.

O sucesso do projeto em Castelo Branco justifica, para o autarca, a abertura do espaço em Alcains, junto da comunidade escolar da vila.

“Perante o sucesso da Fábrica do Jovem Empreeendedor em Castelo Branco, vamos brevemente criar uma segunda Fábrica em Alcains para que também os jovens que alí estudam se possam envolver nos projetos e apreender estas competências” afirmou o autarca.

A I Gala do Jovem Empreendedor, que teve lugar no passado dia 20, integra-se no projeto desenvolvido e implementado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, em parceria com o CEi – Centro de Empresas Inovadoras.

O Coolworking “Projeto de Empreendedorismo”, começou com apenas 40 alunos no ano letivo 2016/2017, sendo que no ano letivo 2018/2019 já contava com a participação de 603 alunos, de vários ciclos de ensino, com o propósito e ambição de despertar, desde a mais tenra idade, competências empreendedoras, de espírito de liderança e de trabalho em equipa.

Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, considera “o empreendedorismo uma área importantíssima para a educação e para a formação dos nossos jovens” realçando que a aquisição destas competências e deste tipo de projetos, nos mais jovens, “permitirá dar resultados de longo prazo, nomeadamente, a fixação de futuros empresários”.

Também a Fábrica do Jovem Empreendedor, inaugurada no ano letivo 2018/2019, sediada no Cybercentro CBSkills, contou com a participação de várias entidades locais e pretendeu promover competências empreendedoras junto da comunidade escolar e local. No caso do Coolworking são vários os projetos associados, como o Clube MeetUp, o ATL “Empreededor Express”, o concurso “O Meu Canal é o Tal”, o Bootcamp – 36h Non-Stop e a Liga do Empreendedor.

No evento estiveram também representantes e professores dos agrupamentos escolares dos diversos níveis de ensino, pais e alunos; tendo sido publicamente reconhecido o trabalho realizado pelos professores do 4º ano que se envolveram no projecto no âmbito das aulas de empreendedorismo.

Como resultado do trabalho realizado no ano letivo transato, destaque para os resultados do concurso “O meu Canal é o Tal”, que se realizou no 2º e 3º ciclo do ensino básico.

No final do concurso, feito por três etapas eliminatórias, foram vencedoras no 2º ciclo as alunas, Maria Inês Domingos e Rafaela Ramos da Escola Cidade de Castelo Branco. Em segundo lugar ficaram os alunos Lara Silva e Matilde Soares da Escola Cidade de Castelo Branco e em terceiro as alunas, também da Escola Cidade de Castelo Branco, Joana Silva e Laura Santos.

No 3º Ciclo, os vencedores foram as alunas, Ana Felício, Margarida Martins e Madalena Fernandes da Escola João Roiz. Em segundo lugar ficaram os alunos Afonso Lourinho e Franscisco Soares da Escola Afonso de Paiva e em terceiro os alunos Miguel Gama e Pedro Pinto da Escola Afonso de Paiva.

Durante a Gala teve lugar um momento Pitch, onde foram apresentados alguns dos projetos já desenvolvidos na Fábrica do Jovem Empreendedor, nomeadamente o projecto dos irmãos Afonso e Tomás Gomes, da Escola Afonso de Paiva, “Walk Safe”. O “Biochattels”, apresentado pelos alunos da Escola Secundária Nun’Alvares, Diogo Freire, João Ferreira e Leonardo Lourenço, “Os Leucos” proposto pelos alunos Carlota Moreira, Beatriz Mouro, Sofia Batista e Tomás Almeida, da Escola Secundária Nun’Alvares e por último as alunas Beatriz Brás, Filomena Pereira e Mariana Domingos do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira, que apresentaram o projeto “ZET”.

Recorde-se que os projetos Biochatells e Leucos alcançaram o 1º e 2º lugar, respectivamente, no Concurso “Cria o teu Futuro” promovido pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e o Biochatells foi o vencedor do concurso promovido pela CCDRC “Ideias de negócio nas escolas”.

Na Liga do Empreendedor chegáram à final 2 projetos, o Tramelhó e o Morcemel, tendo vencido a grande final o snack Morcemel, desenvolvido pelas alunas Maria Carreirinho e Inês Oliveira da Escola Profissional Agostinho Roseta. Recorde-se que a Liga foi promovida em parceria com o CATAA - Centro de Apoio Tecnologico Agro-Alimentar.

Os projetos de empreendedorismo desenvolvidos e apresentados na I Gala do Jovem Empreendedor permitiram reforçar a estratégia da autarquia albicastrense na promoção da aquisição e desenvolvimento de competências nos mais jovens, tornando-os membros mais ativos, melhor preparados e, claro está, mais empreendedores.