FÁBRICA DA CRIATIVIDADE INAUGURADA PELO MINISTRO ADJUNTO E DA ECONOMIA E SECRETÁRIOS DE ESTADO

24 jul, 2019

Foi no dia 19 de junho que Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia, e Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, inauguraram a Fábrica da Criatividade, uma infraestrutura de caráter único e inovador no país, que pretende aliar a cultura ao desenvolvimento económico da região.

Para Luís Correia, “a concretização desta infraestrutura demonstra a nossa preocupação em seguir uma política consistente e coesa (…) com vista ao incremento da competitividade e da modernização”, destacando ainda que “com este equipamento queremos fixar quadros qualificados e queremos que aqui os alunos da nossa Escola Superior de Artes, bem como de outras escolas, encontrem a oportunidade para desenvolverem as suas atividades e se fixem em Castelo Branco”.

A Fábrica da Criatividade, incubadora de projetos jovens, direcionada para o desenvolvimento de artes plásticas, design, artes performativas, como música, teatro e dança, caracteriza-se pela sua versatilidade, dinâmica e multidisciplinaridade, num espaço com 2500m2, com capacidade para 100 utilizadores em simultâneo, composto por um auditório com 150 lugares, por oficinas, estúdio de fotografia, black box, biblioteca, sala de conferências, sala de exposições, salas de coworking e por espaços de lazer.

Esta representou um investimento superior a 2 milhões de euros, tendo sido comparticipado em cerca de 1.300 milhões de euros por fundos comunitários tendo sido o restante suportado pela Câmara Municipal de Castelo Branco.

Para Pedro Siza Vieira “Quando pensamos aquilo que faz uma sociedade moderna, uma sociedade inovadora, uma sociedade aberta ao mundo e disponível para a mudança, sabemos que é na área da cultura e da criatividade, que ela particularmente se manifesta”, congratulando Luís Correia pela infraestrutura e acrescentando que  “uma cidade que abraça os criadores, uma cidade que dá espaço de potencial àqueles que procuram vir para aqui, ou que são aqui formados, é uma cidade que se abre ao mundo e que se abre para um outro tipo de ambição quanto à posição que pode desempenhar neste país”.

A visita a Castelo Branco, onde também estiveram presentes a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho e os Secretários de Estado da Valorização do Interior, João Catarino, da Economia, João Neves e da Defesa do Consumidor, João Torres, permitiu ainda dar a conhecer algumas das infraestruturas presentes na cidade de grande importância para setores estratégicos na região, bem como inaugurar a requalificação da Alameda do Cansado.

A comitiva governamental visitou também o CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar a InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro –, e o CEi – Centro de Empresas Inovadoras, infraestruturas que aliadas à Fábrica da Criatividade permitiram destacar o dinamismo económico presente no concelho que visa atrair investimento, incrementar o grau de competitividade e captar e reter quadros qualificados.