ESCALOS DE CIMA JÁ TEM POLIDESPORTIVO

17 jul, 2019

Decorreu no passado dia 13 de julho a inauguração da Requalificação do Campo e Jogos de Escalos de Cima. A infraestrutura, com mais de 35 anos e em avançado estado de degradação vê agora concluídas as obras de requalificação, num espaço habilitado à prática de várias modalidades desportivas.

O papel da Câmara Municipal de Castelo Branco foi decisivo, neste processo de requalificação que, através da candidatura cofinanciada, através de fundos comunitários, parecia não ter luz verde para avançar. Para Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, a autarquia “tem a capacidade de ser um suporte, uma rede, para que, quando as coisas falham (…) ajude a resolver os problemas que aparecem”, algo que só é possível, segundo o autarca, porque “quando apoiamos instituições, somos muito criteriosos, porque só assim podemos garantir, não só, o presente, mas também o futuro do nosso Concelho.”

Com aulas de ginástica, de zumba, com jogos tradicionais e com torneio de futsal juvenil a inauguração do espaço, conhecido como “ringue”, contou com a presença de Alexandre Pereira, Presidente da CDREC e grande impulsionador do projeto, que relembrou que este “foi dos primeiros polidesportivos a céu aberto do concelho” que, agora remodelado, conta “com um piso novo, habilitado para a prática de futsal, andebol, ténis e várias atividades desportivas, nova iluminação, novas vedações e arranjos envolventes”.

Já para João Miguel Baltazar, Presidente da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, a concretização da requalificação era “uma necessidade da freguesia há muito desejada, não só pelos utilizadores do espaço e pelo clube, mas também ela reconhecida pela Câmara Municipal de Castelo Branco”.

Das 18 candidaturas da zona Centro, aprovadas em 2018, esta enquadrou uma de duas, pertencentes ao distrito de Castelo Branco, através do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, promovido pelo IPDJ.