INAUGURAÇÃO DO AÇUDE DE ALMACEDA VEM RESPONDER AO “DESEJO DA POPULAÇÃO QUE TEM DÉCADAS”

03 jul, 2019

Foi no dia 29 de junho que o Açude de Almaceda foi inaugurado. O investimento, foi totalmente realizado pela autarquia albicastrense e rondou os 305 mil euros, permitindo o armazenamento de um volume de água de 51.450m3.

A inauguração foi realizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, e contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Almaceda, André Gonçalves.

Potenciando o desenvolvimento económico da localidade, o açude vem dar resposta às necessidades e anseios dos habitantes, contribuindo para melhorar a sua qualidade de vida. Para além de uma resposta mais rápida no combate aos incêndios florestais, funcionando como ponto de abastecimento de água, a infraestrutura permite impulsionar a agricultura, através do apoio ao regadio tradicional, regularizar o caudal da ribeira e potenciar o turismo na zona.

Para Luís Correia este investimento “está ao serviço do nosso concelho no seu todo” e vem responder “a um desejo da população que tem décadas largas e que agora concretizamos”.

Este Açude, apelidado de “Barragem de SAFRA”, permite também, segundo o autarca albicastrense, "criar frescura, sendo um investimento numa reserva de água para fazer face a possíveis incêndios”.

Já André Gonçalves salienta a importância da construção da barragem pelo forte contributo na qualidade de vida dos cidadãos, que enriquece a freguesia, salientando ainda os investimentos desenvolvidos pela Câmara, não só “nas calçadas das ruas, no saneamento em Almaceda, mas também na construção da rede de águas”.

Como símbolo de agradecimento aos investimentos realizados, o Presidente da Junta de Freguesia de Almaceda aproveitou ainda o momento para atribuir a medalha da freguesia ao Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.