DINAMISMO DESPORTIVO ALBICASTRENSE REFORÇADO COM VÁRIOS EVENTOS DESPORTIVOS DURANTE TODO O FIM DE SEMANA

26 jun, 2019

De 22 a 23 de junho o desporto foi a palavra de ordem em Castelo Branco onde o desenvolvimento de várias iniciativas de caráter desportivo criou uma agenda repleta de atividades e com muita emoção.

Contando com o grande incentivo, esforço e apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, durante dois dias, o dinamismo associativo e o espírito desportivo fizeram-se ver e ouvir em vários pontos da cidade, com distintos eventos desportivos para todos os gostos.

O Rali Castelo Branco fez-se sentir um pouco por toda a cidade e concelho, numa iniciativa organizada pela Escuderia de Castelo Branco. Com cerca de 12.500 pessoas, que se reuniram para assistir à Super Especial, o rali contou com 83 equipas e com o envolvimento de 400 voluntários. Os grandes vencedores da prova, pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, foram Armindo Araújo e Luís Ramalho (Hyundai i20 R5) que ficaram assim mais próximos de Ricardo Teodósio e José Teixeira (Skoda Fabia R5), líderes do campeonato.

A prova passou por várias freguesias do concelho tais como Sarzedas, Almaceda e Santo André das Tojeiras e passou também pelos concelhos de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Mas a atividade não terminou por aqui e no Pavilhão Municipal de Castelo Branco teve lugar a Taça de Portugal Sport Kempo, organizado pela Federação Portuguesa Lohan Tao e a Associação Cultural e Desportiva da Carapalha. Com cerca de 400 categorias, divididas em 7 áreas de competição, a prova recebeu cerca de 50 equipas oficiais de vários pontos do país, num total de 650 atletas.

Quem se destacou foi a Escola de Kempo da ACDCarapalha que num total de 49 medalhados, entre ouro, prata e bronze conseguiu o quinto lugar na classificação, tendo-se apurado para o Campeonato Europeu de Kempo, a decorrer em outubro. O primeiro lugar foi atribuído ao Kempo Caldas da Rainha, em segundo lugar ficaram os Flinstones, de Rio Maior, o terceiro lugar foi para o Thunderbolt St, de Coimbra e, por fim, o quarto lugar, foi atribuído ao A.M. de Aveiro.

Na iniciativa estiveram presentes cerca de 3000 visitantes, tendo sido considerada, pela Federação Portuguesa de Lohan Tao, uma das melhores.

Já o VIII Torneio Internacional de Castelo Branco e XI Torneio de Minibasquete Cidade de Castelo Branco, decorreu na Escola José Sanches de Alcains, com equipas de norte a sul do país e ilhas e ainda com dois clubes espanhóis que também participaram no torneio. Com o objetivo de aproximar a comunidade desta modalidade desportiva, promovendo o convívio e o fair-play, no torneio participaram 19 clubes, 53 equipas e 587 atletas, num total de 163 jogos, distribuídos por 6 campos.

O evento contou ainda com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Professor Manuel Fernandes.

O dinamismo associativo e o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco na promoção do desporto saíram reforçados durante o fim de semana, demonstrando, mais uma vez, a importância de uma programação distinta e diferenciadora, que aproxima a comunidade, através da criação de propostas apelativas e de valor acrescentado para os albicastrenses.