Feira da Vinha e do Vinho enaltece tradição e reforça estratégia integrada do concelho

09 abr, 2019

A Freguesia de Salgueiro do Campo encheu-se de vida nos dias 5, 6 e 7 de abril, para celebrar um dos produtos mais característicos: o vinho.

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia afirmou, durante o certame, que “tudo aquilo que está aqui a acontecer está interligado naquilo que é a nossa vontade e o nosso caminho em termos estratégicos para o Concelho de Castelo Branco”, acrescentando ainda que “não fazemos coisas avulso”.

Para o autarca albicastrense a feira assenta na promoção da cultura da Região, mas também na promoção dos “nossos produtos locais, os nossos produtos endógenos: o vinho, os enchidos, o pão, que estão aqui muito bem representados”, contribuindo para a “vontade de concretizar a coesão territorial”.

O certame contou com uma exposição de maquinaria ligada à produção do vinho – antiga e atual – e outra ligada às artes e ofícios da terra e com inúmeras atividades, com destaque para o Passeio Pedestre e para o Passeio Todo o Terreno, uma estreia, realizada em parceria com a Escuderia de Castelo Branco.

Durante três dias as tradições do Concelho e a cultura da Região foram enaltecidas, mas a animação também teve lugar, com destaque para a apresentação pública do grupo Cavaquinhos de Salgueiro do Campo. O Presidente de Junta de Freguesia, Hugo Dias, refere como objetivo, a desenvolver brevemente, a criação de “um pequeno museu ligado, precisamente, às artes e ofícios da freguesia, de modo a que não se percam as memórias das profissões mais antigas”.

Com expositores de vinho desenvolvidos pelo FabLab, inserido no CEi – Centro de Empresas Inovadoras, o certame demonstrou que a inovação caminha para a freguesia, bem como o reconhecimento e importância do seu papel.

A Feira da Vinha e do Vinho resulta de uma estratégia interligada de eventos setoriais que promovem dinamismo e desenvolvimento económico e que abrangem todo o Concelho.