Construção de Barragem do Alvito em debate

03 abr, 2019

No dia 1 abril decorreu, em Castelo Branco, uma reunião organizada pela Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação no âmbito visita de trabalho ao longo do rio Tejo.

Entre os dias 31 de março e 2 de abril a Comissão iniciou uma jornada que teve a sua primeira paragem em Castelo Branco, e que passou por várias localidades perto do rio Tejo, cujo principal objetivo foi acompanhar a evolução das situações ambientais detetadas anteriormente.

Na reunião, em Castelo Branco, e que foi presidida por Pedro Soares, presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente e pelo presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, abordaram-se questões relacionadas com a barragem do Alvito, que, segundo refere Luís Correia “é uma infraestrutura com forte impacto para a região”.

O autarca refere ainda que “a construção da barragem é um desejo de há décadas desta população”.

Já Pedro Soares considera que “a principal vantagem que existe em relação à possibilidade da construção da barragem é a possibilidade de ajudar a regularizar o caudal do Tejo, ajudar a manter caudais equilibrados, constantes e ecológicos”, realçando ainda a vantagem que a barragem pode constituir como reserva de água e no abastecimento de aquíferos subterrâneos.