Inaugurados percursos “Birdwatching Castelo Branco”

02 abr, 2019

O fim do mês de março ficou marcado pela inauguração de dois percursos de birdwatching nos dias 29, 30 e 31. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Castelo Branco, contou com mais de uma centena de participantes é, para Luís Correia, presidente da Câmara Municipal “mais uma aposta em termos turísticos que fazemos. O Concelho de Castelo Branco tem muito potencial nesta área, com toda a zona do Tejo Internacional, albufeira de Santa Águeda e outras zonas importantes”.

Com o objetivo de promover o turismo da Região no que respeita às atividades ligadas à natureza, bem como contribuir para a valorização do património do Concelho, foram inaugurados os percursos de birdwatching no Parque Natural do Tejo Internacional, percurso sul, e o percurso pela albufeira de Santa Águeda, percurso norte. Para Luís Correia “o projeto 'Birdwatching Castelo Branco' é mais uma aposta naquilo que é a nossa estratégia de promoção turística, neste caso direcionada para o turismo de natureza".

Os dois percursos de observação de aves, são essencialmente de cariz rodoviário, mas incluem alguns percursos pedestres, que resultam de "condições ímpares para a prática desta atividade, tornando-nos num destino turístico de excelência para os amantes desta modalidade”. “Trabalhamos de forma articulada e consciente de forma a atrairmos cada vez mais turismo para o Concelho de Castelo Branco", afirma Luís Correia.

O projeto, apresentado em 2018 e materializado no ano seguinte, ofereceu a possibilidade aos participantes de observar algumas aves raras, ou algumas aves só encontradas em determinados habitats, como é o caso das grandes águias ou cegonhas negras, bem como aves aquáticas.

Todos os percursos definidos para a prática de observação de aves encontram-se equipados com sinalética apropriada, oferecendo ainda, a todos os participantes, um Road Book de orientação, associado a cada um dos percursos que salienta os pontos de maior importância. A estreia dos percursos de BCB incluiu uma visita ao CERAS – Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco, que culminou no apadrinhamento e libertação de um peneireiro (Falco tinnunculus) e de um cágado.

Estes percursos estão abertos e podem ser utilizados em qualquer altura do ano, os interessados podem levantar o road book no Posto de Turismo de Castelo Branco.