Dia Mundial da Água enaltece importância da sustentabilidade ambiental

23 mar, 2019

A Câmara Municipal de Castelo Branco celebrou, dia 22 de março, o Dia Mundial da Água com uma assinatura e assinatura do Plano Municipal de Educação para uma Sustentabilidade Ambiental.

Com o objetivo de proteger e preservar a natureza e a água, a apresentação e a assinatura de um visto pode ajudar a refletir sobre a natureza como o clima e o impacto e as repercussões que, aliás, já estão sentindo-se como uma quantidade presente nos oceanos.

A iniciativa, que conta com a participação de alunos, professores, monitores e familiares, num total que excede as 13 mil pessoas envolvidas no projeto, pretende “preparar-nos para a previsível ocorrência de fenómenos extremos e para o ambiente de incerteza que se acentua”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia.

Esta iniciativa pretende ainda sensibilizar e educar para questões de preservação e sustentabilidade começando junto das crianças, “potenciando práticas que podem alavancar a educação, que podem promover o sucesso escolar, iniciando-se assim um processo de mudança muito importante para a comunidade”, evidencia Luís Correia.

Com o objetivo de transformar a abordagem à proteção ambiental este trabalho pretende também, como refere o coordenador do projeto José Pires, “fazer a comunidade refletir sobre as alterações climáticas”.

Ao longo de quatro anos letivos abordar-se-ão questões relacionadas com o ciclo urbano da água, com o tratamento dos resíduos, com a sustentabilidade e, por fim, com a transformação do que há de mau na comunidade em bom, sempre com recurso a material pedagógico.

Alguns alunos, representantes de cada agrupamento, apresentaram ainda o seu compromisso com a preservação do ambiente e foram designados para as Equipas de Vigilantes Ambientais – EVA.

No dia em que se assinala a importância do bem essencial que é a água, várias instituições, empresas e agrupamentos comprometeram-se com a tarefa de educar para a sustentabilidade ambiental, através da assinatura do plano.