Informação da Freguesia
Escalos de Cima
» Toponímia: Ablativo locativo – In Scallis (nos marcos)
Os Romanos colocavam marcos ao longo das grandes vias para confirmar a sua presença e indicar distâncias. Uma grande via Romana passava por Escalos (de Baixo e de Cima) - Idanha-a-Velha, Escalos, Castelo Branco, Sarzedas, Tomar, Lisboa.
A 12 Kms da cidade de Castelo Branco a pequena Freguesia de Escalos de Cima - com 12,36 km2 - tem os seus limites definidos pela Lousa (a Nascente), por Alcains (a Poente), por Lardosa (a Norte) e pela sua congénere Escalos de Baixo (a Sul).
A Freguesia localiza-se na margem direita do Ribeiro de Santo Amaro, afluente do Rio Ponsul, sendo por isso subafluente do Rio Tejo.
Terra fértil, com gentes de trabalho e hospitaleiras, Escalos de Cima tem na agricultura uma forte componente das suas atividades económicas, embora lentamente se vá implantando no aro da Freguesia alguma indústria de pequena dimensão. Pela prospeção dos dados arqueológicos, tudo nos leva a supor que estas paragens tenham sido habitadas desde tempos imemoriais. Dados esses que apontarão para a possibilidade de por aqui se haverem fixado populações em época pelo menos proto-histórica. São ainda de referenciar a existência de elementos conotados com a Romanização, de que a inscrição funerária que apareceu incrustada numa das paredes da nave da Igreja Matriz, aquando das obras de restauro levadas a efeito pelos anos 90 do século transato, é um belo exemplo.
in "A Terra e suas Memórias Culturais"...
- Artesanato: Bordado (do tipo Castelo Branco), trabalhos de cortiça e barro
- Gastronomia: Enchidos, Ensopado de Cabrito, Bolos de Festa (Páscoa), Biscoitos, Broas de Mel, Borrachões e Esquecidos
- Festas e Romarias:
- São Pedro: 2º domingo de maio
- São Sebastião: 2º domingo de setembro
- Feiras: 15 de janeiro
- Feira Temática: Feira das Sopas (realiza-se em dezembro)