Informação da Freguesia
Escalos de Baixo
» Toponímia: Ablativo locativo – In Scallis (nos marcos).
Os Romanos colocavam marcos ao longo das grandes vias para confirmar a sua presença e indicar distâncias. Uma grande via romana passava por Escalos (Idanha-a-Velha, Escalos, Castelo Branco, Tomar, Lisboa).
Assumindo posição junto à orla nascente do território concelhio, esta Freguesia vai confrontar, pelo seu flanco Sudoeste, com terras do vizinho termo municipal de Idanha-a-Nova. Rodeiam-na, pelas restantes partes, as congéneres Malpica do Tejo (da banda do Sul), Castelo Branco (a Sudoeste), Alcains (a Noroeste), Escalos de Cima e Lousa (ambas a Norte).
Comportando alguns trechos de uma paisagem ribeirinha marcada por surpreendente beleza natural, o Ponsul tem na zona da Ponte da Moinheca um local recheado por valores patrimoniais edificados de feição tradicional e etnográfica.
Alguns vagos indícios arqueológicos - nomeadamente da estação ao ar livre da Tapada do Poço e das insculturas rupestres do Monte de São Luís - apontarão para a possibilidade de já por aqui se haverem fixado populações em épocas pré e proto-histórica, sendo ainda de referenciar um hipotético eixo viário e a ocorrência de achados isolados conotáveis, em ambos os casos, com o âmbito da romanização. Há ainda a assinalar, do ponto de vista arqueológico, algumas notícias referentes à existência de tumulações no Monte de S. Luís, em Gândara e Fonte da Bica.
in "A Terra e suas Memórias Culturais"...
- Artesanato: Bordados (tipo Castelo Branco), mantas de farrapos, colchas de linho e trabalhos em madeira
- Gastronomia: Enchidos, Ensopado de Cabrito, Tigelada, Bolo de Mel, Bicas e Borrachões
- Festas e Romarias:
- S. Luís: domingo de Pascoela
- São Sebastião: Dia da Santíssima Trindade
- Coração de Jesus: 2º domingo de setembro
- Feiras: 2º domingo de janeiro
- Feira Temática: Feira Sabores do Borrego (realiza-se em junho)