Um sistema de transportes públicos eficiente e flexível é essencial para a nossa economia e qualidade de vida.
Os transportes coletivos (autocarro, elétrico, metro, metro de superfície, comboio e táxi) permitem deslocações rápidas, seguras, mais baratas e confortáveis dentro da cidade, rentabilizando o espaço urbano e diminuindo a energia consumida e os consequentes poluentes emitidos. Ao contribuírem para a diminuição do tráfego, principalmente dentro das grandes cidades, têm implicações benéficas diretas na redução de gases de efeito de estufa.
O andar a pé produz inúmeros benefícios para a vida na cidade, mais qualidade ambiental, mas também na vida do individuo, com melhoria das condições de saúde.
Também o uso de bicicleta constitui, logo a seguir ao andar a pé, o modo de transporte mais eficiente em termos de redução de poluição, ruído, ocupação de espaço e consumo energético.
Conselhos
- No momento da escolha da sua habitação tenha em conta os fatores de mobilidade.
- Utilize os transportes públicos, ande a pé ou de bicicleta, especialmente para percorrer pequenas distâncias (até 3 km).
- Informe-se da existência de transportes coletivos que lhe permitam realizar as suas deslocações quotidianas.
- Na compra do automóvel, verifique a respetiva ficha técnica relativa ao consumo de combustível.
- Partilhe o veículo, sempre que possível, com colegas ou familiares nas deslocações de e para o local de trabalho, supermercado, ou outros.
- Evite carregar pesos desnecessários, na bagageira, devido à sua contribuição para o aumento significativo do consumo de combustíveis.
- Sempre que não forem necessárias remova as barras exteriores de transporte do tejadilho pois estas diminuem a aerodinâmica da viatura e aumentam o seu consumo de combustível.
- Planeie antecipadamente os percursos e escolha os mais descongestionados.
- Em tempo de calor, opte por viajar em horas mais frescas, usando menos o ar condicionado e evitando o aumento do consumo de combustível.
- Quando for de férias e antes de alugar um carro, informe-se no hotel sobre os transportes públicos na região ou sobre os serviços de transporte/visitas organizadas pelo próprio hotel.
- Sempre que tiver que estacionar ao ar livre, escolha um local à sombra ou pelo menos certifique-se que o depósito de combustível não está voltado na direção do sol.
- No arranque a frio, inicie a marcha com uma condução suave, em vez de esperar que o motor aqueça ao ralentim, porque apenas contribui para desperdiçar combustível.
- Durante a aceleração troque de mudança: entre as 2000 e 2500 rpm nos motores a gasolina e entre as 1500 e 2000 rpm nos motores a gasóleo.
- Não conduza a velocidades elevadas, pois além de gastar mais aumenta o risco na sua condução.
- Sempre que puder, trave com a caixa de velocidades antes de usar o travão.
- Ao abastecer, não encha excessivamente o depósito. Desta forma evita derrames e reduz os consumos provocados pela pressão.
- Verifique se a pressão dos pneus do veículo é a recomendada pelo fabricante. Uma pressão inferior em 0,5 bar, aumenta o consumo de combustível em 5%.
- Escolha pneus de qualidade, pois diminuem a resistência à estrada sem pôr em causa a segurança, reduzindo o ruído e poupando combustível.
- As baterias usadas do carro devem ser entregues no local de compra das novas.
- Os óleos lubrificantes do veículo devem ser entregues no local de compra de novos.