Castelo Branco assinala Dia Municipal para a Igualdade

27 out, 2018

A Câmara Municipal de Castelo Branco em parceria com a Associação Amato Lusitano assinalaram esta sexta-feira, dia 26, o Dia Municipal para a Igualdade.

As comemorações contaram com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, que na sua intervenção destacou a importância de ações junto das crianças e jovens para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Rosa Monteiro destacou o trabalho realizado em Castelo Branco pela Associação Amato Lusitano em parceria com a Câmara Municipal, "não obstante ser um território do interior consegue ter e imprimir uma abordagem a politicas de igualdade que é exemplar a nível nacional".

A Secretária de Estado destacou ainda o facto de estas duas entidades - Amato Lusitano e Câmara Municipal - envolverem nos seus projetos outras autarquias do distrito, "promovendo um trabalho em rede e dialogo, obtendo assim mais resultados ao nível do território".

Luís Correia, Presidente da Câmara de Castelo Branco, recordou alguns dos projetos que a autarquia tem realizado, destacando em particular os projetos realizados em parceria com a Amato Lusitano.

"Castelo Branco quer uma sociedade mais igual, reforçando a ação na igualdade entre mulheres e homens, com uma estratégia que equilibre a conciliação da vida profissional com a familiar" afirma Luís Correia.

Castelo Branco é hoje um concelho multicultural, com a vinda para o território de migrantes de vários países, "queremos ser também ser um concelho multicultural, com uma intervenção social que valorize as diferentes comunidades, proporcionando uma melhor aceitação da comunidade local, e em simultâneo, que fortaleça e desenvolva o município".

A Autarquia tem assumido o financiamento a diversos projetos em curso, assim como à criação de infraestruturas de apoio a estas temáticas ligadas à igualdade.