Festival promove Bica de Monforte da Beira

30 set, 2018

A Freguesia de Monforte da Beira recebe no último fim de semana de setembro o Festival da Bica. Um produto representativo da freguesia e muito apreciado por todos.

A tradicional Bica, uma espécie de pão de azeite, é cozida num forno a lenha, o que lhe dá um sabor especial.

Esta Festa surgiu em 2006 e tem vindo a afirmar-se desde então. Este ano com um nome e uma dinâmica diferente, o Festival da Bica, afirma-se como um espaço de promoção económica e cultural.

Teresa Crúzio, Presidente da Junta de Freguesia, saudou as mudanças, que estão inseridas na nova estratégia da autarquia albicastrense, e afirmou que, "Monforte ficou a ganhar".

Luís Correia, autarca albicastrense, que inaugurou o certame no final da tarde de sábado, reafirmou a importância que estes certames têm para as freguesias.

"Só quem cá não vem, não sente estes momentos, não compreende a grandeza destes festivais no concelho" disse Luís Correia.

O autarca destacou o facto de estas iniciativas promoverem os nossos produtos, e neste caso a Bica, mas serem também momentos de dinamização com a participação das Associações das freguesias.

O Festival da Bica é bem exemplo disso já que na sua organização está envolvida a Associação Aldeia em Movimento, uma das associações da Freguesia.