Festival no Sobral do Campo promove prato típico da região - Serrabulho

03 set, 2018

O Sobral do Campo, da União de freguesias Ninho do Açor e Sobral do Campo, recebeu ao longo do fim de semana a primeira edição do Festival do Serrabulho.

O Festival, que está integrado numa imagem já com vários anos, "Delicias do Campo", pretende promover um prato que não sendo exclusivo desta União de Freguesias é tradicional desta região do país.

O Vice-Presidente da autarquia albicastrense José Augusto Alves, inaugurou o certame, e destacou a importância de se promover e preservar um prato que não é apenas do Sobral do Campo, mas de toda esta região, "todas as aldeias têm uma forma de confecionar o Serrabulho, este é um prato da região, que importa preservar e promover".

Preservar, promover, mas também inovar, foram esses os objetivos do concurso "Serrabulho com Criatividade", que decorreu na tarde de sábado e que contou com a participação de restaurantes e particulares.

O concurso promovido pelo CATAA, Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar, teve como objetivo recriar um prato típico da região - o Serrabulho - nas suas vertentes, sabor, textura e apresentação, promovendo assim a inovação da gastronomia da Beira Baixa.

O Júri foi unânime e entregou o primeiro prémio ao Restaurante Cabra Preta e à empresa Bioexplant de Castelo Branco, que apresentaram o prato "Serrabulho da Mádá com Salicórnia". O mesmo restaurante recebeu também o segundo lugar com os "Pastéis de Serrabulho da avó". O terceiro lugar foi para Maria do Rosário Veríssimo, natural do Sobral do Campo, que apresentou o "Serrabulho Sobralense".

Durante os 3 dias de festival a animação não faltou contando com a presença de vários grupos convidados: os Só Pedra, Grupo de Percussão Tradicional "Os Chibatas", de Castelo Branco,  Grupo de Cantares Populares "Os amigos do Borguinha", o Rancho Folclórico de S. Vicente da Beira entre muitos outros.