A Câmara Municipal de Castelo Branco vai estar presente no Portugal SmartCities Summit

04 abr, 2018

A Câmara Municipal de Castelo Branco, vai estar presente no Portugal SmartCities Summit, que irá decorrer, de 11 a 13 de abril, no Centro de Congressos de Lisboa.

A autarquia albicastrense estará representada com stand próprio onde dará a conhecer as empresas, InspiringSci, Allbesmart; FamousGadget; EVOX Technologies; e Firerisk, todas sediadas no CEi - Centro de Empresas Inovadoras.

O Portugal Smart Cities Summit, com a assinatura Green Business Week, é um evento que junta oportunidades e exposições a conferências e networking, um espaço de partilha de conhecimentos sobre todos os setores que envolvem o conceito emergente de cidades inteligentes.

Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco afirma que a cidade está atenta à transformação tecnológica, e garante que “Castelo Branco tem uma estratégia sustentada forte,  de forma a acompanhar esta mudança de paradigma”.

O evento irá contar com a apresentação de 200 projetos inovadores, dos quais 50 provêm de startups.

Em 2050, segundo um relatório da ONU, cerca de 66% da população mundial irá viver nas áreas urbanas. Isso levou a que o conceito de smart cities e a sua definição pelo uso da tecnologia para melhorar e tornar mais eficiente a infraestrutura urbana tenha ganho força nos últimos anos.

Os representantes dos 308 municípios do país vão reunir-se na Cimeira dos Autarcas, evento que marca o culminar da Smart Cities Tour, organizada pela ANMP e onde as smart cities vão ser discutidas no seu geral.

Entre os dias 11 e 13 de abril, será também apresentado o projeto europeu de Sharing Cities, que traz uma nova abordagem para criar cidades inteligentes, promovendo a cooperação internacional entre a indústria e as cidades.

Hoje o conceito “Smart Cities” não surge apenas associado à eficiência, à mobilidade, às plataformas digitais ou à sustentabilidade. Surge sobretudo associado à criação de oportunidades. Oportunidades ligadas à investigação e à educação. Oportunidades ligadas à criação de negócios nos mais diversos sectores. Oportunidades para refletir sobre o futuro da organização das nossas cidades.

Castelo Branco é uma cidade de oportunidades!