Castelo Branco acolhe exercício final da Força Nacional Destacada que partirá em maio para o Afeganistão

03 abr, 2018

Castelo Branco recebe entre os dias 4 e 7 de abril, o "Exercício KABUL 182", que conta com a participação de 146 militares e que corresponde ao Exercício final de Aprontamento da Força Nacional Destacada, que se constituiu como força de reação rápida (Quick Reaction Force – QRF) da Base Force Protection Group, do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, que estará no terreno, no Afeganistão, no próximo mês de maio, integrados na Resolute Support Mission da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Correia, sublinhou o facto de que a cidade de Castelo Branco “tem uma excelente localização, tem magnificas condições logísticas e tem um povoamento concentrado. É também por isto que consideramos que a nossa cidade tem condições de excelência para receber este tipo de exercícios e é com muito agrado que recebemos na nossa cidade esta iniciativa.”

O  comandante da Brigada de Intervenção, Brigadeiro General Francisco Xavier de Sousa, retribui o agradecimento, ao afirmar que ”Castelo Branco apresenta as condições ideais para materializar os cenários que podem vir a acontecer.” Destacou ainda que a escolha de Castelo Branco foi "feliz" e realçou a disponibilidade e a dedicação do município para acolher o "Exercício KABUL 182".

O Brigadeiro General avançou que "esta é uma função mais exigente do que as anteriores missões no Afeganistão e envolve militares pertencentes aos Regimentos de Vila Real, Viseu e Braga” tratando-se de uma “ação de aprontamento que vai partir para o Afeganistão dia 7 de maio e cuja missão terá uma duração de seis meses”.

O exercício de aprontamento da força dos 146 militares, será organizado em três pelotões, comandados pelo major Santos Pais. Um é o Pelotão Quick Reaction Force (Força de Reação Rápida), com 47 militares, ao qual se junta o Pelotão Mobile, com 38 militares, e o Pelotão Flight Line Security (Segurança de Linha de Voo), com 53 militares. O efetivo integra ainda cinco militares, no Comando, e três militares na Secção de Comando.

O primeiro pelotão irá garantir a proteção dentro do aeroporto internacional Hamid Karzai, onde estão alojados grande parte dos contingentes internacionais em Cabul. O segundo pelotão terá como missão os postos de vigia e fazer reconhecimentos, apeados e motorizados, em torno do quartel. O terceiro e último pelotão tem como missão especial, garantir a segurança de altas entidades civis e militares que entram e saem do aeroporto internacional de Cabul.

Embora o Exercício decorra na base de apoio logístico, estarão expostas, de forma permanente, de 5 a 7 de abril, no parque superior da devesa, 4 viaturas blindadas de rodas PANDUR.

No dia 07 de abril, às 11h15, irá realizar-se na Alameda da Liberdade (em frente ao tribunal) a entrega do Estandarte Nacional à Força Nacional Destacada que contará com a presença do Ministro da Defesa Nacional José Alberto de Azeredo Lopes.