Seminário “Floresta – Prevenção, a Segurança de Todos e de cada um”

02 abr, 2018

A Câmara Municipal de Castelo Branco, em conjunto com o Cluster da Indústria de Base Florestal e com a empresa Albicastrense FIRERISK, organizaram o Seminário “Floresta – Prevenção, a segurança de todos e de cada um” que se realizou no passado dia 23 de março, nas instalações do Centro de Empresas Inovadoras (CEi), em Castelo Branco.

Este seminário, contou com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, com o Coordenador do Programa Centro 2020, Joaquim Felício, e com o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia. Teve ainda como oradores o João Ferreira do Amaral, Presidente do Cluster da Indústria de Base Florestal, Miguel Almeida, ADAI-CEIF, Teresa Fonseca da empresa FireRisk, Francisco Peraboa, ANPC-CDOS de Castelo Branco e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Alves. A Sessão de encerramento foi realizada por Sara Pereira, Diretora Executiva do Cluster da Indústria de Base Florestal.

Este seminário pretendeu realizar uma reflexão acerca desta temática e demonstrar estratégias de forma a aumentar a capacidade de resiliência das populações na gestão do risco de incêndio florestal, bem como divulgar a estratégia e medidas implementadas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, no que diz respeito à prevenção de incêndios.

Na sessão de abertura, Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, referiu que a Autarquia Albicastrense considera a floresta como um dos setores estratégicos para o Concelho de Castelo Branco. O autarca referiu que ao longo dos anos sempre existiu um grande investimento na proteção da floresta, mas que este ano a Câmara Municipal está a efetuar um esforço acrescido. Luís Correia afirmou que “A eficácia da implementação dos métodos preventivos é potenciada com o envolvimento das pessoas” e por isso a autarquia promoveu atempadamente várias sessões de sensibilização relativas à defesa da floresta contra incêndios.

O Secretário de Estado da Proteção Civil, que felicitou a realização do evento e a adesão conseguida, afirmou que “todos devemos ser sensíveis com as populações que vivem junto das florestas, pelo que o trabalho de limpeza que está a ser realizado com as matas produzirá o seu efeito”. O responsável referiu ainda que neste momento se deve olhar para o futuro, eliminando os erros do passado.

No decorrer da Sessão foi ainda apresentada a aplicação Firerisk, desenvolvida por uma empresa encubada no Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco, e que permite emitir alertas diretos à população em caso de incêndios florestais.
A Aplicação reúne dados abertos de diferentes autoridades públicas, numa única plataforma, permitindo alertar, em tempo real, a ocorrência de incêndios. Sendo uma aplicação inovadora e exclusiva em Portugal tem como objetivo contribuir para a mudança de paradigma da prevenção de incêndios florestais.