Primeiro Ultra Trilhos da Gardunha realiza-se no dia 14 de abril

09 mar, 2018

A Serra da Gardunha vai receber a 14 de abril o primeiro Ultra Trilhos da Gardunha. A prova é organizada pela equipa de Trail da Associação do Bairro do Cansado, e conta com o apoio da Junta de Freguesia do Louriçal do Campo e da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Para João Serra, Presidente Associação do Cansado, este evento “representa o maior desafio de 26 anos da coletividade”.

Pedro João Serra, presidente da Junta de Freguesia de Louriçal do Campo, considera que esta prova vai “voltar a trazer sorrisos para as gentes da localidade”, depois do incêndio do verão do no passado. Adiantou ainda que esse será um dia para "promoção da freguesia" pois além da prova desportiva, "vamos ter um conjunto de atividades associadas que acrescentará amplitude à componente desportiva, como um game day com jogos de consola, rede de internet, tasquinhas, jogos tradicionais, produtos regionais e outras animações”.

A Câmara de Castelo Branco apoia este desafio que, segundo Luís Correia, “será muito mais que uma prova desportiva”. O autarca vê neste projeto uma prova aberta ao turismo, uma vez que há um número elevado de participantes e de famílias a acompanhar. "Esta era uma prova que estava a ser idealizada há mais de um ano, mas devido à tragédia dos incêndios houve alguns entraves para a sua concretização. Ultrapassados os problemas iniciais, percebemos todos que é importante investir na dinamização da Serra da Gardunha e em todas as comunidades que nela vivem", destacou Luís Correia.

O evento é composto por um Ultra Trail de 50 km, com um percurso que dará a volta à serra, por Louriçal, Castelo Novo, Alpedrinha, Alcongosta, Souto da Casa e S. Vicente da Beira, e por propostas mais acessíveis de 22 km, 13 km (mini trail) e uma caminhada de 11 km (grau alto de dificuldade). As inscrições estão abertas até 24 de março e já há 350 inscritos até ao momento.

O concelho de Castelo Branco entra, assim, na rota das ultradistâncias das provas de trilhos, com esta proposta validada pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), a organização que dentro da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) regula a modalidade.