Chaminés da Metalúrgica renovadas

19 jan, 2018

A Câmara Municipal de Castelo Branco está a iniciar as obras de reforço estrutural das chaminés da antiga Metalúrgica.

Símbolos de uma era e elementos visuais marcantes no espaço urbano, a recuperação das chaminés integra-se no projeto mais vasto de requalificação de toda a área da antiga Metalúrgica e esta intervenção é imprescindível para evitar que colapsem.

Prevê-se que a intervenção esteja concluída dentro de aproximadamente três meses, mas as obras que irão iniciar-se dentro de poucos dias obrigaram à deslocalização dos ninhos de cegonha existentes nas chaminés.

Tratou-se de uma operação acompanhada em todo o momento e previamente autorizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

A manutenção dos ninhos de cegonha constituiria, naturalmente, um risco para os trabalhadores e para as próprias aves, razão pela qual a consolidação das chaminés – que imprescindível para a sua manutenção – determinou a remoção dos ninhos.