A Câmara Municipal de Castelo Branco continua com ações de sensibilização sobre incêndios florestais

18 jan, 2018

A Câmara Municipal de Castelo Branco continua com as ações de sensibilização sobre incêndios florestais nas Freguesias. A primeira reunião teve lugar na Freguesia de Sarzedas.

As ações são realizadas em parceria com as Juntas de Freguesia, Guarda Nacional Republicana, associações de produtores florestais, associações socioculturais e recreativas locais.

Estas ações são dirigidas a produtores florestais, proprietários de terrenos e a toda a população sob a temática da prevenção de incêndios florestais, segurança de pessoas e bens, sendo explicada a técnica mais correta como devem ser realizados os trabalhos de redução de combustíveis florestais, de acordo com a legislação em vigor.

Até dia 15 de março de 2018, os proprietários e os detentores de terrenos confinantes a edificações, designadamente habitações, estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas ou outros equipamentos são obrigados a proceder à gestão de combustível numa faixa de 50 metros à volta daquelas edificações ou instalações. Nos aglomerados populacionais, a gestão de combustível é numa faixa de largura mínima não inferior a 100 metros.

Em caso de incumprimento os proprietários ficam sujeitos à aplicação das penalizações previstas na lei e a Câmara Municipal deve substituir-se aos proprietários e outros produtores florestais em incumprimento, sendo estes obrigados a permitir o acesso aos seus terrenos e a ressarcir a Câmara Municipal das despesas efetuada com a gestão de combustível.

Desta forma previne-se o risco de incêndio, acautelando os bens das pessoas e a sua própria segurança.

As próximas ações decorrerão na freguesia de Alcains a 1 de março, pelas 15h30, seguindo-se a freguesia da Lardosa também a 1 de março, pelas 17h00, em Escalos de Cima e Lousa e Escalos de Baixo e Mata, irá decorrer no dia 6 de março, pelas 16h00 e 17h00 respetivamente.