As sopas vão a concurso nos Escalos de Cima na XI Edição da Feira

29 nov, 2017

A Feira das Sopas está de volta no próximo sábado e domingo no pavilhão Multiusos de Escalos de Cima.

Na apresentação do certame, o vice-presidente, José Augusto Alves, revelou que esta edição vai ter novas atividades e realçou a importância da participação dos produtores locais, “são os produtores locais que devem ser chamados com os seus produtos para estes certames”.

Cláudia Domingues, vereadora da autarquia, afirmou que "é destas ações que conseguimos trabalhar em conjunto na promoção dos nossos produtos endógenos".

Fábio Nunes, da Associação Guardiões da Luz, revelou que uma das novidades é o passeio pedestre intitulado de “à Volta da Panela”. As inscrições já estão abertas e este passeio tem lugar no domingo pelas 9h00. O percurso tem cerca de 12 quilómetros e antes de se iniciar, os participantes vão colocar produtos dentro de uma panela, dando origem a uma sopa, sendo que, no final, os participantes vão ter a oportunidade de provar a mesma. Ao longo do percurso, os participantes “vão ser confrontados” com pessoas vestidas a rigor, que vão contar histórias acerca de sopas. Como eram confecionadas, como surgiram, entre muitas outras curiosidades que vai poder descobrir durante o percurso.

À semelhança dos outros anos, haverá um concurso de sopas, que esta edição vai contar com oito participantes, que, no total, confecionam 16 sopas. Os visitantes podem degustar, comprando um kit, no valor de cinco euros, dando direito a uma malga, uma colher e duas senhas.

Em termos musicais, no sábado, a principal atração vai para Augusto Canário, que sobe ao palco às 22 horas.

No domingo, além do passeio pedestre, o programa conta também com um showcooking com Olga Figueiredo, vencedora do Grande Final do Desafio de Receitas Kikkoman. A partir das 18 horas, tem a oportunidade de conhecer um pouco da cozinha japonesa.

Uma hora depois, Rita Leitão vai subir ao palco para um espetáculo Stand Up Comedy.

A abertura do evento está marcada para as 17h00 do dia 2 e a inauguração será realizada pelas 19h00.