Centro de Dia dos Lentiscais promove caminhada com componente cultural

10 out, 2017

O Centro de Dia dos Lentiscais promove, pela primeira vez, no próximo sábado, dia 14 de outubro, uma caminhada de 5km que pretende levar os participantes por locais especiais da freguesia.

A lenda "À Crista do Galo" é o mote para esta iniciativa do Centro de Dia local, com o apoio da Junta de Freguesia de Castelo Branco e da Câmara Municipal.

Manuela Henriques, coordenadora do Centro de Dia dos Lentiscais, espera que esta seja a primeira de muitas caminhadas “À Crista do Galo”. A Lenda dizia que os filhos abandonavam os seus pais já velhos na Crista do Galo, até que um dia um essa prática deixou de ser realizada,  e por isso o intuito de reproduzir esta história que está de certa forma ligada ao trabalho que o Centro de Dia desenvolve no seu dia-a-dia.

A responsável do Centro destaca ainda a beleza das paisagens que circundam a localidade, que está inserida no Tejo Internacional, "fizemos uma pesquisa dentro do nosso património, que possa ser utilizado de alguma forma para dinamizar os Lentiscais e promover também a nossa região".

Jorge Neves, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco afirma que o Centro de Dia se tem "afirmado como uma coletividade muito importante da freguesia, promovendo iniciativas como esta.” Considerando também, que é atividade não só para os habitantes locais, mas para a todo o concelho.

Para Arnaldo Brás, vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, “esta é uma oportunidade de promover a cultura, a história e as nossas tradições”.

O programa começa às 14h30, com a receção dos participantes com uma arruada, com o grupo de percussão "Os Chibatas", junto ao Centro de Dia. A caminhada começa às 15 horas e a recriação da lenda vai contar com a ajuda do Váatão, ao longo do percurso. O evento termina com um jantar convívio.

A iniciativa tem as inscrições abertas até 12 deste mês, através do telefone 272914012 ou pelo email: cdlentiscais@sapo.pt.

O preço da inscrição varia entre os 6€ e os 10€, consoante o participante queira ficar para o jantar.

Paralelamente à caminhada, o Centro de Dia terá a funcionar o Cantinho da Pequenada, onde os pais poderão deixar os mais novos, durante a caminhada, acompanhados pelos alunos da ETEPA. Haverá também uma mostra de produtos regionais, e artesanato.