Vale Maria Dona com sede da Associação renovada

12 set, 2017

A sede da Associação Cultural e Recreativa do Vale Maria Dona, freguesia de Sarzedas, beneficiou de obras de requalificação.

A inauguração realizou-se no dia 9 de setembro e foi um dia de festa para todos os habitantes da localidade, que podem agora usufruir do novo e moderno espaço.

Depois da tragédia dos incêndios, que afetaram a freguesia de Sarzedas, Celeste Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia de Sarzedas afirma que esta requalificação é “um renascer das cinzas de um povo habituado a sofrer, a lutar e a vencer”.

Celeste Rodrigues recordou ainda que, das 21 associações existentes na freguesia, 15 foram intervencionadas nos últimos 4 anos, e foram essas associações, que nos momentos difíceis vividos com os incêndios tiveram um papel fundamental no apoio a todos os que combatiam os incêndios.

Também José Afonso que falava em nome dos habitantes de Vale Maria Dona garantiu a importância desta obra. “É importante para nós e para a aldeia porque é aqui que tudo se passa. Estamos muito contentes e muito satisfeitos”.

Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, considerou que as associações são espaços que "ajudam a criar o sentido de comunidade, e contribuem para a autoestima das populações ".

O autarca não esqueceu também o papel fundamental que as associação tiveram nos dias em que a freguesia vivia momentos difíceis com os incêndios, "foram as associações que acolheram e ajudaram quem precisava" o que prova a importância das coletividades "nestas pequenas localidades".

Com uma estratégia de coesão territorial, Luís Correia reafirmou os investimentos feitos em todas as freguesias e assim "fortalecer a comunidade e o espirito de comunidade".