Rega Inteligente alargada às principais zonas verdes da cidade

27 jun, 2017

O Município de Castelo Branco, ao longo dos últimos anos, tem demonstrado uma preocupação significativa na criação ou aumento de áreas verdes em diversos espaços públicos da cidade. Esta política de regeneração urbana assume como propósito a melhoria da qualidade de vida dos Albicastrenses sem, no entanto, colocar em causa a sustentabilidade ambiental.

Foi a partir deste pressuposto que a Câmara Municipal de Castelo Branco, depois de instalado e avaliado o projeto piloto de rega inteligente no Parque Urbano das Violetas no verão de 2016, optou por alargar essa tecnologia às principais zonas verdes e/ou de lazer da cidade. Esta inovação tecnológica permite poupanças significativas no que respeita ao consumo de água na rega dos espaços verdes e, ainda, uma intervenção rápida nessas áreas, por exemplo, em caso de alterações das condições climatéricas repentinas.

O sistema agora instalado possibilita, através duma consola sem fios, proceder à alteração remota dos programas de rega em função da estação do ano e da necessidade das plantas. O sistema gera alertas no caso de avarias, o que facilita a identificação de problemas no circuito da rega, contribuindo para um uso mais eficiente dos recursos humanos usados na manutenção dos espaços verdes. Foram também instalados 25 pluviómetros na Cidade que suspendem automaticamente a rega em caso de chuva, contribuindo para uma poupança efetiva da água usada na rega dos espaços verdes.

Além de 55 rotundas e 12 separadores centrais de vias distribuidoras, destacam-se as seguintes áreas intervencionadas: espaços de lazer da zona do Castelo, Largo da Devesa, Centro Cívico, Piscinas de Alcains, Piscinas Municipais de Castelo Branco, Skate Parque, Parques urbanos da Carapalha e Monte do Índio. Estas áreas correspondem a 220 caixas controladas, a partir de agora, remotamente.

Para Luís Correia, Presidente da Câmara de Castelo Branco, este projeto é muito importante na medida em que uma das apostas da autarquia é criar cada vez mais espaços verdes, e a utilização deste sistema de rega é importante para poupança de água e eficiência de recursos.

Importa ainda referir que esta tecnologia resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Castelo Branco e a Startup Allbesmart instalada no Centro de Empresas Inovadoras.

Castelo Branco, devido ao clima seco e à extensão das suas áreas verdes, com o investimento agora realizado, dá o exemplo de boas práticas na gestão da rega dos espaços verdes, numa lógica de cidade inteligente.