Poupar é simples com nova plataforma de reutilização de manuais escolares

16 jun, 2017

A Câmara Municipal de Castelo Branco, em conjunto com os Agrupamentos de Escola do Concelho, apresentou a plataforma municipal de reutilização de manuais escolares que permite aos munícipes recuperar até 80% das despesas com livros.

"Trata-se de uma plataforma à qual aderimos desde a primeira hora e que permite a reutilização de manuais escolares, poupanças às famílias nos custos dos livros, e tem o aspeto positivo em termos ambientais", afirmou o presidente do Câmara, Luís Correia.

O projeto online de reutilização de livros escolares foi desenvolvido pela Book in Loop, da Universidade de Coimbra, criada com o objetivo de promover a reutilização de livros escolares do 5.º ao 12.º ano.

No concelho de Castelo Branco, os gastos anuais com manuais escolares ascendem a um milhão de euros e é preocupação do executivo municipal aliviar a fatura das famílias na aquisição destes recursos didáticos.

A plataforma Spin Castelo Branco já está em funcionamento no sítio da internet https://www.spincastelobranco.pt e garante que POUPAR É SIMPLES. Os interessados podem vender os seus manuais usados e recuperarem até 20% do preço de capa do livro ou fazerem encomendas para o próximo ano letivo, podendo poupar 60% do preço de venda ao público.

O projeto permite, a quem tenha manuais escolares em boas condições, aceder ao 'site' e ver onde são os pontos de recolha onde pode entregar gratuitamente os livros ou pedir à empresa que os recolha ao domicílio, por um valor acrescido.

Após a entrega dos manuais, estes serão submetidos a um controlo de qualidade e, antes de o ano letivo começar, são colocados à venda, com desconto.

Os interessados em efetuar vendas de manuais na Spin Castelo Branco têm até 31 de julho para o fazer e podem já fazer encomendas para o próximo ano letivo.

Castelo Branco deu um passo em frente no sentido da gestão sustentável dos recursos e da universalização da utilização de materiais didáticos de qualidade nas escolas do concelho. O município vai ser pioneiro na implementação de um inovador programa de reutilização de manuais escolares, que permite às famílias poupar até 80% nos livros escolares dos seus filhos, e recuperar parte das despesas com os livros do ano anterior.