Dias Templários de regresso

08 mai, 2017

Os Dias Templários de Castelo Branco estão de volta à cidade, entre 25 e 28 de maio.

À semelhança de anos anteriores, a Zona Histórica da cidade vai acolher este mercado medieval, para o qual são esperados milhares de visitantes durante os quatro dias de realização.

Na apresentação desta iniciativa, Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, referiu-se a “mais um momento de dinamização da nossa cidade, durante o qual vamos procurar levar as pessoas ao bairro mais antigo da cidade, ao Castelo. Serão quatro dias com muita vida e muita animação na cidade”.

A edição deste ano irá trazer algumas novidades. A zona do Miradouro de S. Gens acolherá uma zona de restauração e a feira contará com a participação de todas as escolas dos agrupamentos do Concelho, no cortejo que se realiza dia 25 de maio, às 14h30.

O cortejo será entre o Centro da Cidade até ao Castelo, com paragem na Praça Velha, para leitura do Foral de Castelo Branco.

Os Dias Templários deste ano contarão com a realização do Mercado Medieval Cristão que englobará a Rua do Mercado e as mediações da Igreja de S. Maria do Castelo, um Acampamento Templário junto das muralhas do Castelo, um Mercado Árabe, um Acampamento Mouro sito no Miradouro, histórias para pequenos guerreiros, junto à escadaria para o Castelo e um Scriptorium Medieval, na Igreja de S. Maria do Castelo.

Na quinta-feira, dia 25 de maio, o horário de funcionamento é entre as 15h e as 24h, no dia 26 de maio, sexta-feira, o evento decorre entre as 17h e as 02h, sábado, dia 27, o horário é das 12h às 02h e no domingo, último dia dos Dias Templários, o funcionamento decorre das 12h e às 23h.

O público poderá contar com transporte gratuito regular entre o centro da cidade, junto ao Tribunal, e o Castelo de Castelo Branco, durante todo o período de realização do certame.

O evento é organizado conjuntamente pela ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco e pela Outrem – Associação de Defesa do Ambiente e Património.