Contas de 2016 aprovadas

28 abr, 2017

O Executivo da Câmara Municipal de Castelo Branco apresentou, nas Contas de 2016, um dos melhores desempenhos dos últimos anos, garantindo taxas de execução na ordem dos 82%, quer na Despesa (82,09%) quer na Receita (82,86%). Tratou-se, pois, de um Orçamento particularmente equilibrado entre Despesa e Receita.

O orçamento da Despesa totalizou 40.300.659,57€, sendo que as despesas correntes mantiveram-se estabilizadas, enquanto que na vertente das despesas de capital destacam-se os mais de 18 milhões de euros que representaram o investimento direto no Concelho, representando um aumento 72% face ao valor pago no ano transato e que resultaram numa execução do Plano de Investimentos na ordem dos 76,12%.

Aliás, ainda ao nível da Despesa, realça-se o facto dos valores despendidos para a gestão corrente da Autarquia serem inferiores aos valores afetos ao investimento, o que significa que se tratou de um orçamento virado para as pessoas, para os munícipes, e que resulta de uma boa gestão dos destinos do Município. É esta gestão rigorosa que permitiu reafectar parte das receitas correntes ao Investimento, num total de 14.420.502,54€.

Do lado da receita, verificou-se um aumento da Receita Corrente, explicado também pela assunção de competências descentralizadas no âmbito da Educação e da Cultura e um aumento das Receitas de Capital, explicadas pelo registado de verbas relacionadas com os Fundos Comunitários, derivado da forte capacidade de captação por parte da Autarquia.

Assim, as Grandes Opções do Plano, definidas no Orçamento de 2016, obtiveram uma execução de 78,24%, que representa uma das melhores execuções dos últimos anos, assente essencialmente na execução de projetos relacionados com as Funções Sociais e Económicas.